
Queijo Sô Toní
O Queijo Minas Artesanal Sô Toní nasceu de um desejo do empresário do ramo contábil em SP e agora produtor rural Nonato Santa Rita. Nonato rompeu com suas atividades na capital paulista e, a cerca de três anos retornou às suas origens em Minas Gerais. Apostando no segmento do Queijo Minas Artesanal, investiu em uma queijaria moderna e bem equipada onde produz o queijo Sô Toní. Nome esse, escolhido em homenagem ao seu pai Antônio Santa Rita (conhecido por Toní).
Próximo de completar seus noventa e dois anos de idade, ele produziu a iguaria por mais de 75 anos de forma artesanal com a mesma receita que até hoje é produzido: leite cru, pingo e coalho, conservando a tradição e originalidade do produto. A queijaria adota todos os padrões sanitários exigidos por lei, Certificado pelo IMA e com registro no SISBI, de forma a garantir a segurança do alimento aseus consumidores, além de preservar o meio ambiente e zelar pelos bons tratos aos animais.
Notas: baixa acidez, casca amarelada e levemente crocante; massa consistente, macia e sem olhaduras. Notas láticas bem ressaltadas que lembram requeijão, creme de leite. Com o tempo de maturação, as notas se tornam mais amendoadas e acastanhadas.
Assim nasceu e é produzido o Queijo Minas Artesanal Sô Toní. Um queijo de sabor marcante, característico da microrregião do Serro/MG.
Premiações:
- Medalha de Bronze - 6a edição do Prêmio Queijo Brasil 2023
- Medalha de Prata - 2º Concurso Mundial do Queijo Brasil 2022
- Medalha de Bronze - Concurso Queijo Brasil - 2019
- Medalha de Ouro - Concurso Regional em 2019
- 1º Lugar - Concurso Municipal em Paulistas
Características:
- Medidas aproximadas: 15 cm diâmetro; 6 cm altura
- Peso aproximado: 750 gramas
Um queijo com aproximadamente 750 gramas.